O que são Exoplanetas - Ag Tutors & Música
Um exoplaneta (ou planeta extrassolar (pré-AO 1990: extra-solar) ) é um planeta que orbita uma estrela que não seja o Sol e, desta forma, pertence a um sistema planetário distinto do nosso. Desde 1 de junho de 2017 existem 3.610 exoplanetas em 2.704 sistemas, com 610 sistemas tendo mais de um planeta, e há ainda quase cinco mil candidatos à espera de confirmação.
Embora a existência de sistemas planetários há muito tenha sido aventada, até a década de 1990 nenhum planeta ao redor de estrelas da sequência principal havia sido descoberto. Todavia, desde então, algumas perturbações em torno da estrela atribuídas a exoplanetas gigantes vêm sendo descobertas com telescópios melhores. Mesmo por estimativas, as observações cada vez mais frequentes de exoplanetas gigantes reforçam a possibilidade de que alguns desses sistemas planetários possam conter planetas menores e consequentemente abrigar vida extraterrestre. A maioria dos exoplanetas possuem condições inóspitas à existência de vida tal como é concebida em nosso planeta. Os planetas detectados até agora são, em sua maioria, do tamanho ou maior do que Júpiter, e giram na maioria das vezes em órbitas muito próximas da estrela-mãe. Entretanto, os cientistas acreditam que isso se deve a limitações nas técnicas de detecção de planetas, e não porque essas condições sejam mais comuns. Como, por exemplo, sete exoplanetas do tamanho da Terra que foram descobertos orbitando uma estrela anã vermelha conhecida como TRAPPIST-1.
Exoplanetas já encontrados
Kepler-10b
Kepler-10b é o menor exoplaneta já registrado, sendo que sua existência foi anunciada em janeiro de 2011. Este é um mundo rochoso, apenas 1,4 vezes maior do que a Terra, que orbita uma estrela fora de nosso sistema solar.
KOI-314C
O KOI-314C tem a mesma massa que a Terra, mas é 60% maior no diâmetro, o que significa que ele deve ter uma atmosfera muito espessa e gasosa. Ele orbita uma estrela-anã vermelha a cerca de 200 anos-luz da Terra.
Gliese581e
O Gliese581e mantinha o título de menor planeta alienígena até o Kepler-10b ser descoberto. Este planeta fica extremamente próximo de sua estrela-mãe e completa uma órbita a cada 3,15 dias. Por isso, é provavelmente muito quente para ter alguma forma vida.
TrES-4
O maior exoplaneta já descoberto é o TrES-4, que tem cerca de 1,7 vez o tamanho de Júpiter e pertence a uma pequena subclasse dos chamados planetas gasosos - que têm densidades extremamente baixas. O planeta está localizado a cerca de 1,4 mil anos-luz de distância da Terra e orbita em torno de sua estrela-mãe em três dias e meio.
Epsilon Eridani b
O Epsilon Eridani b orbita uma estrela semelhante ao Sol e fica apenas a 10,5 anos-luz de distância da Terra. É tão perto de nós que os telescópios poderão, em breve, serem capazes de fotografá-lo.
HD 188753
O planeta HD 188753 tem três sóis, sendo que a sua estrela principal é similar em massa ao nosso próprio Sol. Ele é também muito quente, já que orbita muito perto do sol principal, completando uma órbita a cada três dias e meio. tem três sóis, sendo que a sua estrela principal é similar em massa ao nosso próprio Sol. Ele é também muito quente, já que orbita muito perto do sol principal, completando uma órbita a cada três dias e meio.
OGLE-2005-BLG-390L b
Com uma temperatura de superfície de 220 graus Celsius negativos, o planeta extra-solar conhecido como OGLE-2005-BLG-390L b é provavelmente o mais frio já descoberto fora do sistema solar. Ele tem cerca de 5,5 vezes a massa da Terra e os cientistas supõem que ele seja rochoso. Ele orbita uma estrela anã vermelha a 28 mil anos-luz de distância daqui, tornando-o também o exoplaneta mais distante conhecido atualmente.
TRAPPIST-1
TRAPPIST-1, também conhecida como 2MASS J23062928-0502285, é uma estrela anã vermelha fria, também conhecida como estrela anã superfria, localizada a 39 anos-luz do Sol na constelação Aquário.
A estrela TRAPPIST-1 ganhou este nome pelo telescópio que a descobriu, localizado no deserto do Atacama e chamado Transiting Planets and Planetesimals Small Telescope (TRAPPIST).
Em 22 de fevereiro de 2017 astrônomos anunciaram que TRAPPIST-1 tem o maior número de planetas de dimensões semelhantes aos da Terra já encontrados e o maior número de mundos com condições favoráveis à existência de água. Ao todo são sete exoplanetas, todos com condições de possuir água líquida. O sistema foi revelado através de observações do telescópio espacial Spitzer da NASA e do telescópio TRAPPIST, no Chile.
Todos os planetas da TRAPPIST-1 orbitam muito mais perto que o planeta Mercúrio em relação ao Sol. A distância entre as órbitas do TRAPPIST-1b e TRAPPIST-1c é somente 1.6 vezes a distância entre a Terra e a Lua.
veja o video: